top of page

Quarentena: como se manter saudável em casa


O COVID-19 mudou completamente o mundo, deixando milhões de nós se perguntando como se manter saudável em casa. Estamos acostumados a ter acesso a academias e instalações de ginástica 7 dias por semana, portanto a mudança radical para não ter instalações ou equipamentos externos tem sido chocante. É por isso que agora é um momento importante para dobrar as atividades que promovem a saúde e o bem-estar, tanto física quanto mentalmente. Os elementos mais importantes da manutenção da saúde e bem-estar. Com isso em mente, aqui estão algumas coisas verificadas pelo fisioterapeuta que você pode fazer para se manter saudável em casa.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se manter saudável em casa é manter uma nutrição adequada. Pode ser tentador comer massas e sanduíches tipo fastfood enquanto você estiver preso, mas garantir uma dieta saudável é a chave para se manter bem. O Dr. Leonardo Bezerra, fisioterapeuta, sugere iniciar um diário alimentar para rastrear o que você está comendo, especialmente se você estiver em sua casa por dias seguidos. Sem rastreamento, é fácil esquecer o que você comeu no café da manhã ou o lanche não tão saudável que você comeu antes e depois comer demais sem perceber.

“A nutrição é um fator chave para melhorar o bem-estar, especialmente nestes tempos difíceis. Iniciar um diário de alimentos pode promover a atenção plena em sua alimentação para limitar a ingestão excessiva de calorias e ajudá-lo a escolher melhores fontes de nutrição. ”- Dr. Leonardo, Fisioterapeuta

Certifique-se de que sua dieta esteja de acordo com os padrões de nutrição aceitáveis e água. Não esqueça de beber muita água.

Outro elemento importante para manter-se saudável em casa é garantir que você descanse e mantenha um horário de sono, mesmo que tenha uma rotina mais lenta durante o dia. O sono ruim pode contribuir para uma série de efeitos negativos incluindo ganho de peso, dificuldade de concentração e condições de saúde mental, como depressão e ansiedade. Seu estresse, habilidades sociais e capacidade de efetivamente exercitar e queimar calorias também podem ser afetados. A melhor maneira de garantir que seu sono permaneça consistente é manter uma rotina de sono, de preferência a mesma que você mantém durante sua programação diária normal. Também é uma boa prática evitar o uso de telas como telefones, tablets ou computadores por uma hora antes de dormir e, especialmente, enquanto estiver na cama. Esses dispositivos eletrônicos emitem luz azul de suas telas que podem estimular a vigília e suprimir a produção de melatonina, mantendo-o acordado quando você deve estar dormindo profundamente. Você também deve limitar grandes volumes de líquido duas horas antes de dormir para evitar despertar excessivo no meio da noite, o que pode interromper seriamente o seu sono. Os adultos geralmente precisam de 8 a 10 horas de sono para permanecer em um intervalo saudável de descanso.



Talvez a atividade mais crucial para garantir que você fique saudável em casa, no entanto, é movimento e exercício. Um clamor de longa data dos fisioterapeutas é que o "movimento é remédio", que nunca foi tão verdadeiro quanto durante esse surto. O Dr. Leonardo sugere praticar o movimento intencional durante todo o dia de trabalho, garantindo pelo menos um intervalo de dois minutos para caminhar e se esticar a cada meia hora durante os dias de trabalho. Um bom hábito, especialmente nos momentos em que você trabalha em casa, é participar de exercícios moderados durante o intervalo para o almoço. Isso não apenas fornecerá todos os benefícios padrão do exercício físico regular, mas também o fortalecerá pelo resto do dia de trabalho. Os benefícios físicos e mentais do exercício e do movimento estão bem documentados e incluem melhora do humor, redução da ansiedade e depressão, aumento da energia, aumento da produtividade, risco reduzido de doenças cardiovasculares, risco reduzido de mortalidade, alívio da dor lombar e açúcar no sangue controle, especialmente para diabetes, entre outros.

“Ser fisicamente ativo faz bem a você - não apenas ao seu corpo, mas também à sua mente. A interação social reduzida e a falta de sair de casa tendem a sobrecarregar o seu estado de humor, por isso, certifique-se de aproveitar as oportunidades de ser ativo durante o dia é incrivelmente importante para manter a boa saúde mental. ”- Dr. Leonardo

Você pode não ter pesos ou outros equipamentos de ginástica disponíveis em casa, mas não se preocupe - algo tão simples como uma garrafa cheia de água ou alguns kg de alimentos também podem funcionar. O Dr. Léo também sugere algumas atividades domésticas comuns que podem ajudar a movimentar o corpo, incluindo:

• Limpar os pisos, queimando até 170 calorias por hora • Varrer, queima até 156 calorias por hora • Limpar superfícies, queima até 136 calorias por hora • Aspirar, queima até 170 calorias por hora • Transportar feira, queima até 440 calorias por hora • Passar a ferro, queima até 80 calorias por hora

Então, qual é a parte mais importante de se manter saudável em casa? A resposta é um elemento comum em todos os fatores discutidos aqui - uma rotina. Manter suas rotinas, mesmo durante esse período sem precedentes, garantirá que, quando a fumaça metafórica se dissipar, você ainda estará saudável e pronto para voltar ao normal. Se você sentir dor ou apresentar sintomas que não podem ser aliviados simplesmente por dieta e exercício, podemos oferecer tratamento fisioterapêutico por telessaúde ou na clínica para ajudá-lo a aliviar suas dores, dores ou tensões.


Entre em contato conosco. Não podemos te ajudar a melhorar e organizar sua rotina.


b

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Torção de Joelho - O que fazer - Fisioterapia Online

Você tem um joelho ruim? Um pouco rígido e dolorido, especialmente após o exercício? Você pode procurar a fisioterapia do joelho para ajudar a restaurar a flexibilidade e a amplitude de movimento. A a

bottom of page